quarta-feira, 6 de maio de 2020

#janaconvida - Bharat Bhojwani de Curacao, Andrea Marzagao da Gaia Tur e Marcos Oliveira RP. Turismo confiante!



Em suas LIVES bombados na área do turismo de luxo com foco no Caribe e também na Ilha fascinante de Curacao, a executiva e Relaçoes Públicas do turismo Janaina Araújo prossegue com tres  convidados conhecidos e queridos em suas áreas de atuaçao.



 



Sobre o aconchegante 4 estrelas Pietermaai Boutique Hotel:
Pietermaai Boutique Hotel está localizado em Willemstad, a 50 metros do mar e 4 km das praias. Sun tem 2 piscinas e estacionamento gratuito sujeito à disponibilidade. As acomodações são equipadas com ar condicionado, acesso Wi-Fi, cofre e cozinha com pia, fogão elétrico e geladeira. Kit de passar roupa e secador de cabelo estão disponíveis mediante solicitação.
Pietermaai é possível organizar o aluguer de automóveis, as transferências de pagamentos e de bagagem por um custo adicional. Mundo Bizarro restaurante serve um pequeno-almoço diário com custo adicional. A propriedade fica a 300 metros da estação de ônibus. O Aeroporto Internacional de Hato fica a 10 km de distância.



Sobre a executiva do turismo e CEO da Gaia Turismo (Campinas SP) Andrea Marzagao
Nesta quinta-feira 07 , Andrea Marzagao, CEO da Gaia Turismo em Campinas (SP), expôe sua opinião a respeito dos efeitos da pandemia causada pelo Covid-19 (coronavírus) no setor turístico. Desde 2017 atuando em sua própria agência, a empresária apresenta características do setor antes da chegada da doença e suas perspectiva para o período pós crise.
“Sou agente de viagens há 29 anos, sendo os últimos 3 pela minha própria agência. Passei por telex, OAG, fax, emissão manual, plano Collor, 11 de setembro, e ainda acredito que NADA tem o poder de derrubar uma pessoa adaptável. O momento pede paciência, flexibilidade e positividade.

Havia um desequilíbrio enorme no trade (de turismo) e no mundo. Grandes desequilíbrios financeiros e comerciais. Companhias aéreas e OTAs (Online Travel Agency) arrogantes ganhando milhões, agentes de viagens mal pagando as contas, passageiros roubando consultoria gratuita para comprar na internet por 2 dólares mais barato, blogueiros e “celebridades” despreparados se misturando a profissionais e jornalistas sérios em troca de likes. Isso vai mudar, já está mudando.

Com a chegada do coronavírus e cancelamento de voos e fechamento de hotéis, atrações e países, muitos passageiros que compraram nas OTAs se prejudicaram, ficaram sem produto, sem atendimento, com reembolso pífio. Nunca antes na história se arrependeram tanto de não terem comprado de uma agência de viagens.

Mas nós esquecemos (a maioria dos agentes) de preservar o valor da consultoria nos casos de reembolso. Não existe reembolso integral! O serviço foi prestado, e não se pode voltar atrás e pegar de volta as contas pagas, os salários dos funcionários, os encargos governamentais quitados. Um advogado não devolve honorários porque perdeu a causa. Um médico não devolve o valor da cirurgia onde o paciente morreu.

Acredito que o surto do vírus dure no máximo 3 meses mas os efeitos econômicos serão sentidos até dezembro. Tenho certeza que surgirão vacinas e tecnologias mirabolantes com soluções, mas a solução do turismo somos nós, nos aperfeiçoando, aprendendo com os bons blogueiros e influencers, fazendo parcerias, sendo autênticos. O que vale muito:
  • Nosso atendimento humanizado;
  • Nossa consideração e amor pelos clientes;
  • Nosso respeito a pessoas, não a números.
O futuro será maravilhoso, mais compassivo, menos ganancioso. Haverá menos extremos sociais, mais respeito a natureza. Haverá demissões, infelizmente. Atualmente há muitos profissionais ruins no mercado, e na lei da oferta e procura e evolução das áreas, serão mantidos quem tiver mais experiência, flexibilidade, falar outros idiomas, conhecer sistemas GDS, conhecer outros países, estar aberto a mudança e novos aprendizados, ser gentil e empático, e para isso você não precisa necessariamente de um diploma. Mas precisa ser adaptável a novos cenários.

Na hora incerta se conhecem os parceiros certos. Quem ficar só reclamando, não terá mais espaço no trade. Robôs são excelentes, mas não conseguiram fazer sequer uma reacomodação, ajuste de voo, reembolso de hotel, alteração de pacote que seja.

Essa semana atendi clientes diretos da CVC, United, Air Canada, Decolar e Expedia. São amigos, parentes, desavisados que ficaram sem conseguir falar com quem lhes vendeu o serviço. Ajudei como pude, pendurada no telefone por horas. Não fiz a venda, mas fui solidária e profissional, espero que compreendam a importância da nossa profissão.

Hora de demitir clientes desonestos (o mercado está lotado de espertinhos com cartões clonados em vendas de última hora) e operadoras interesseiras, que só investem em propaganda, mas quase não dão valor às pessoas que fazem o turismo girar no Brasil.

Vai sobreviver a operadora que já negociar valores de serviços, hospedagens e tours a partir de julho/2020, Natal, Reveillon, férias e carnaval, as que forem mais flexíveis e tiverem suporte 24 horas. O mercado é igual a teoria da evolução de Darwin: só sobrevive quem se adapta a novos cenários. Sem pessoas, o turismo não existe! Sairemos muito mais fortalecidos!” (Fonte e agradecimento: BrasilTuris)
e na sexta feira dia 08 um bate papo sobre redescobrir as vantagens de Home Office através do jornalista, assessor de imprensa e relaçoes públicas Marcos Oliveira.

Nao perca!
Sobre Janaina Araujo, referencia no mercado do turismo brasileiro:
Para quem nasceu no sertão da Paraíba - em Cajazeiras - e três décadas depois é hoje uma das maiores executivas do setor de turismo, a história de Janaína Araújo é exemplarmente fascinante.
 
Começou na música por amor a arte. Aos 10 anos comandou o programa “A Criança na Rádio”, sucesso absoluto e líder de audiência por quase dois anos na radio de Caiacó (RN), cidade natal de seu pai. Depois mudou-se para São Paulo, se apresentando em bailes de formatura com uma banda de garagem, até partir para novos rumos.
 
Na indústria de viagens começou uma sólida carreira na TAM (atualmente Latam), onde ficou por dez anos. Foi também uma das coordenadoras para a América Latina do TMG – Travel Manager Group, que reúne gestores de viagem de grandes empresas como Camargo Correa, Nestlé, Santander e Natura, entre outros, à frente de  viagens e diversos modelos de eventos que envolviam deslocamentos nacionais e internacionais.
 
Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, é diretora- presidente da Lékè Representações e Publicidade. Entre os clientes atuais estão a sedutora Ilha holandesa de Curaçao, que, sob sua gestão, registrou expressivo aumento de brasileiros no período 2018-2019, e o marroquino Xaluca Grup que tem como ponto forte a realização de grandes eventos no deserto do Saara, com destaque para o Desert Women Summit.


Revista Eventos- Goiania Goiás Maio Junho 2020 Por Teresa Yamada

Da redaçao, SP

Um comentário:

  1. Para quem nasceu no sertão da Paraíba - em Cajazeiras - e três décadas depois é hoje uma das maiores executivas do setor de turismo, a história de Janaína Araújo é exemplarmente fascinante.

    Começou na música por amor a arte. Aos 10 anos comandou o programa “A Criança na Rádio”, sucesso absoluto e líder de audiência por quase dois anos na radio de Caiacó (RN), cidade natal de seu pai. Depois mudou-se para São Paulo, se apresentando em bailes de formatura com uma banda de garagem, até partir para novos rumos.

    Na indústria de viagens começou uma sólida carreira na TAM (atualmente Latam), onde ficou por dez anos. Foi também uma das coordenadoras para a América Latina do TMG – Travel Manager Group, que reúne gestores de viagem de grandes empresas como Camargo Correa, Nestlé, Santander e Natura, entre outros, à frente de viagens e diversos modelos de eventos que envolviam deslocamentos nacionais e internacionais.

    Formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, é diretora- presidente da Lékè Representações e Publicidade. Entre os clientes atuais estão a sedutora Ilha holandesa de Curaçao, que, sob sua gestão, registrou expressivo aumento de brasileiros no período 2018-2019, e o marroquino Xaluca Grup que tem como ponto forte a realização de grandes eventos no deserto do Saara, com destaque para o Desert Women Summit.

    ResponderExcluir